ShareThis

Entrevista Dave Gahan - Jornal Espanhol El Pais



Paris, um hotel de luxo na avenida George V. Dave Gahan, cantor e compositor do Depeche Mode esta na sala 132 à espera para ser entrevistado por vários meios multimídia. Elegantemente em uma cadeira dourada que lhe confere um certo ar de monarquia, o líder da banda britânica está em grande forma, envolto em um terno impecável preto.

Que estilos podemos esperar do novo álbum?

 "Eu acho que o álbum definitivamente tem uma influência muito forte do blues. Nós tentamos manter técnica de gravação bastante minimalista. E com isso quero dizer, se há uma melodia específica ou algum elemento que reúne a força da música, então torna-se o fio comum: a canção é construída em torno de um som único. Isso não significa que está tudo up-time (ritmo animado alvo de cadência, velocidade ou preponderância de som) e pesado. A musica Angel, que pode ser ouvida no vídeo em nossa conferência de imprensa, e ainda está em desenvolvimento, é fortemente influenciada pelo blues, mas ao mesmo tempo é minimalista. A guitarra define o tom, mas ao mesmo tempo é um disco muito eletrônico, do ponto de vista da produção e interpretação. Embora exista uma parte onde a guitarra soa, incorporada um amplificador de guitarra e, em seguida, manipulamos o som utilizando sintetizadores modulares ... Mesmo do ponto de vista das letras, algumas podem ser muito pessoal, em alguns casos, pelo menos, a partir de minha perspectiva, mas ao mesmo tempo volto meus olhos para o exterior para refletir sobre o que está acontecendo ao nosso redor. No meu caso, isso me afeta, a qualquer momento, o que acontece no mundo. "

Como você sente isso?

 "Para mim, esse processo é contraditório. Você perde algo, mas ganha algo.  Tomando uma posição. E você pode obter um resultado positivo de tudo isso. Às vezes, fechando a porta se revela uma outra porta grande à espera de ser aberta. Mas a coragem necessária para passar por isso é outra história. Isso é o que eu quis dizer sobre a presença do blues nas musicas e como interpretá-las. Por exemplo, Angel é uma espécie de protesto, de pesar constante ... é um despejo de emoções ... Eu acho que é um som mais maduro para a banda. Eu acho que em termos de letra e música é um álbum que reflete o que somos hoje, não quem éramos ou o que seremos. "

Gahan não abandona a linguagem simbólica ao longo da conversa. Então se segue: 

"Em uma das músicas que eu escrevi para o álbum cantando esta frase:" Suas mentiras são mais atraentes do que a verdade ". Resume a maneira em que eu não posso controlar minha vida. Talvez me de prazer no momento, mas as consequências, no final do túnel, são tão grandes... Bem, a frase continua: "O que eu quero é amor". Isso pode ser considerado um sinal de egoísmo, mas quem eu realmente sou, ou quem eu estou tentando ser. Muitas vezes, quando eu escrevo uma letra como esta, até ouvir a canção depois, ela começa fazer sentido para mim. Outras letras de música que diz: "Seus braços estão infectados". Para mim, essa frase é uma reflexão sobre tudo o que pode carregar um vício. Quer se trate de drogas, álcool, sexo, amor ou qualquer coisa. Infectado com essas armadilhas, elas apenas nos controlam. Para mim, qualquer coisa que te controle, a longo prazo, é ter um problema. Então, para mim, ser capaz de transformar essas palavras em música e, em seguida, deixa-me vê-los interpretado é aprender muito sobre mim mesmo. É algo mágico que acontece com a música. Ela permite que você se identificar com as contradições. Há outras músicas do álbum, por exemplo, uma balada que tem um blues muito gospel. Eu acho que é uma das melhores que ele já escreveu (Martin Gore, principal compositor Depeche Mode desde o início) em sua vida. Canta-la significou para mim uma espécie de exorcismo. Eu aprendi muito com Martin. Ele escreve com grande honestidade. Isso é o mais importante, a melhor composição é descrever uma situação. Você pode ter um componente fictício, mas em cada canção de Johnny Cash sempre senti que está falando sobre sua própria vida. Isto não é uma farsa. "

Que referências ou experiências influenciaram particularmente quando compondo suas canções mais recentes? 

"Muitas coisas. Eu recebo uma influência constante dos meus amigos, minha família, um filme ... uma simples frase ou música que você ouve. Uma das pessoas que mais me inspiraram nos últimos anos é Mark Lanegan (compositor Soulsavers e músico, com quem Gahan colaborou e já dividiu o palco). Eu gosto do som, da tranqüilidade de sua voz. " Nos últimos anos, colaborei com Soulsavers e Martin Gore com Vince Clarke para uma busca contínua da experimentação. Ao mesmo tempo, lembrar a seus seguidores que o Depeche Mode foi responsável pela ascensão de um gênero, synth pop, que transformou o cenário musical e permitiu uma comunhão com um público não necessariamente predispostos à música eletrônica. Ultimamente, a palavra parece ter sido renegada da eletrônica... Gahan é claro: "Infelizmente, uma das coisas que levou ao desenvolvimento da música eletrônica é ter músicos preguiçosos. Tecnologia utilizada de forma abusiva. Estou ciente de que você poderia dizer o mesmo sobre as guitarras ou tambores na música tradicional... Há música é música ruim. O fato é que há música eletrônica ruim, produzida exclusivamente para uma geração de sucessos instantâneos. Muitas vezes, retornando para as gravações que temos feito, o caminho mais fácil não é o melhor. Você tem que ganhar respeito. Pode-se ouvir os nossos álbuns e sentir o amor que nós temos, o crescimento e a maturação nessa jornada. "

Como é que tomar uma posição e se comunicar com o seu público? 

"Eu acredito que a música nos une, enquanto a política e a religião nos separa. Então, desculpe se eu agir assim. Dito isso, eu estou ficando mais velho e ver meus filhos crescerem em um mundo que ainda opta por separação. "

E o músico assume um tom profético:

"Estamos chegando a um ponto em que uma mudança tem que ocorrer. Não pense que vai ser fácil. Requer  tempo e esforço de todos, como diz Obama. Os norte-americanos não gostam de ouvir isso, porque eles pensam que se trabalhar duro, terá uma recompensa no final. Mas isso não funciona mais! Muitas coisas estão mudando no mundo. Tenho muita sorte, e às vezes eu me envergonho disso. Eu tenho muitos amigos em meu país e em Nova York que está tendo dificuldades. Para ajudar a si mesmo, você tem que ajudar os outros. "

Dave Gahan e extremidades, um cantor,  o escritor de alma atormentada, sem se desviar um centímetro de seu tom e atitude:

 "Mas cuidado com os fins. Para mim, a música é o professor mais importante que eu já tive na minha vida, quando eu precisava para ser impulsionado para cima. Você pode mudar sua vida. Apesar de uma experiência negativa, você se esforça mais para alcançar seus objetivos."

Para entrevista original em espanhol, clique aqui!

Fonte: elpais.com

0 comentários :