ShareThis

Entrevista com David: Através da Escuridão Você Encontrará a Luz



Com Delta Machine, Depeche Mode, mais uma vez decidiu usar a eletrônica experimental como um veículo para transportar-se profundamente em território redentora blues-pop. Ou é a estrutura do veículo pop ou território experimental? Com uma banda cuja influência tem tocado tantos gêneros diferentes ao longo de sua história de mais de trinta anos, é difícil dizer. O décimo terceiro LP do Depeche Mode está claro, é uma verdadeira orgia de eletrônica, de forma não convencional manipulado para encobrir a composição clássica de Martin Gore, e Dave Gahan ainda mais dark do que o habitual. De fato, nas sombras é onde a banda e, especialmente, o vocalista Dave Gahan, transitam mais confortavelmente. Embora Gahan estando limpo desde 1997,   Delta Machine encontra o barítono inconfundível articular seus pensamentos sobre a dor, vício, e salvação, como se fossem um sonho recorrente. "Na escuridão é onde eu encontro todas as minhas idéias de redenção, conhecer e compreender", Gahan disse recentemente AJ Samuels, em Nova York. Musicalmente e visualmente, isso se traduz em nada menos do que uma proclamação de identidade da banda em uma identidade gótica, como o recente vídeo "Heaven".

Dave, eu sei que você está atualmente no processo de se preparar para próxima turnê do Depeche Mode. O que isso implica?

Bem, começa com a construção de um lista de músicas que queremos tocar, particularmente de outros álbuns, como Black Celebration, Music for the Masses, e Ultra os quais, em última análise deve se encaixar com Delta Machine. O que quer dizer tudo isso ter esta forte combinação de blues e eletrônica. Além disso, estamos pensando em reviver canções que nós nunca tocamos muito, como "Barrel of a Gun". Naturalmente você tem que tocar musicas que os fãs querem ouvir. Com nós, é um debate constante.

Vocês abrirão essa Tour novamente em Israel. Vocês tiveram uma mal começo lá na tour passada, isso tem afetado você?

Provavelmente, mas por que deveria? A música é universal. É a única coisa que realmente une as pessoas e as fronteiras políticas. E a política não faz realmente o significado da música para nós. Nós sempre estamos indo a lugares, temos uma oportunidade de tocar em algum lugar com um monte de pessoas que foram ouvir a nossa música e as vezes esperaram por um longo tempo. E quando nós tocamos lá (Israel) pela primeira vez na frente de 40 ou 50 mil pessoas, podemos sentir que as pessoas e nós estávamos esperando por isso. Foi no dia depois do meu aniversário e eu ainda não tinha me dado conta até que o estádio inteiro cantou "Feliz Aniversário", que Martin começou. Eu tenho um MP3 disso guardado.

O Depeche Mode foi dividido entre o pop e algo mais experimental desde o início, especialmente no uso de amostragem e design de som. É permitido que você tenha um pé plantado firmemente no mundo do apelo de massa, mantendo uma visão mais progressista musical. Como você entende o relacionamento da banda com a vanguarda musical, ou pelo pop?

Eu diria que as nossas influências que ditaram relação desde antes da banda começar. Estávamos sempre andando em ambas as direções. Por volta de 15/16 anos, eu comecei a ficar e levar a sério a música. Alguns anos antes, na Inglaterra, no momento particular do glam rock a influência veio de Bowie, Roxy Music, T. Rex e Slade. Isso é o que estava sendo tocado nas rádios. Bem, não tanto Bowie, mas os outros. De qualquer maneira: há uma longa história de que o flerte com coisas que eram de vanguarda por bandas que nós amamos. E isso influenciou a forma como ouvimos música também, a forma como se capturou a imaginação no que diz respeito à estrutura pop. Eu acho que a mudança real em termos de aprofundamento nossos gostos musicais veio com a música da Alemanha, quando formamos Depeche Mode por volta dos 17 anos. Coisas como Kraftwerk e Neu! estavam disponíveis para aqueles que realmente procuravam, não era em todos os lugares. Então, quando alguém tinha uma cópia do Man-Machine, você compartilhava, ou trocava entre amigos por outros álbuns. A música era um mundo em si mesmo. E, especialmente, com a música você ia para fora deste mundo, eu sempre cantava junto. David Bowie era quem eu queria ser, onde eu queria ir. Crescer em uma pequena cidade a leste de Londres, o que foi muito ruim, eu sempre sonhei em estar no espaço, como Bowie. Eu queria saber de onde ele era.

Mais do que qualquer outra coisa, a música era a sua forma de se desligar?

Sim. Música me permitiu escapar de um monte de coisas. Eu realmente não cabia em mim, e eu era apenas uma daquelas crianças ... Quer dizer, eu tentei encaixar diferentes grupos de amigos, mas eu era apenas diferente, um garoto estranho. De certa forma, você poderia dizer que eu era um pouco nerd mesmo que eu estivesse saindo com outros garotos da rua e se metendo em confusão. Mas isso não era realmente eu não era a pessoa que eu era. Como David Bowie, que era tão extravagante e andrógino e me transportou para outro lugar toda vez que eu ouvia na TV. Minha mãe criou quatro filhos sozinha praticamente, trabalhava em dois empregos e nos criou em uma casa com muito pouco. Eu lembro que eu tinha um pequeno rádio que gostava de levar para a cama. Meus dois irmãos pequenos e eu dividimos o quarto pequeno. Eu ficava em um colchão no chão, em um saco de dormir, enquanto eles ficavam no beliche. Eu tinha um de fone de ouvido que eu usava para ouvir tarde da noite John Peel ou qualquer música estranha que não estava no rádio ou na TV durante o dia, o que foi outra parte importante da minha formação musical.

Depeche Mode fez uma sessão de Peel logo no começo, não é?

Hmmm ... acho que sim. Na verdade, eu não sei se fizemos Peel. Certamente  outras sessões da BBC, e se fizemos Peel provavelmente surgiu agora. Com a tecnologia de hoje, não há como ter segredos. Eu acho que na verdade é um dos desafios de fazer música hoje: Descobrir algo que tem uma mística real. E, como ouvinte, eu amo ainda descobrir coisas. Se me é recomendado é melhor ainda.

Qual foi a última recomendação você tem?

O último que realmente me afetou foi primeiro disco Sigur Rós, que eu ouvi em algum lugar entre Exciter e Paper Monsters. Eu sabia que eu queria Paper Monsters soando como um disco de rock real, com qualidade de cinema, com atmosfera e profundidade. Mark Lanegan também foi uma grande descoberta para mim, e fui para Soulsavers. Você tem que estar aberto a idéias, e é por isso que eu tenho trabalhos fora do Depeche Mode ao longo dos últimos dez anos. Eu descobri que isso torna muito mais emocionante para mim voltar para a banda com idéias diferentes e uma perspectiva diferente sobre gravação e composição.

Em um artigo do The Face, que documentou a viagem da banda a Detroit, em 1989, com Derrick May, Martin afirmou que o Depeche Mode "não poderia fazer música dançante, e nós tentamos." Qual a sua opinião sobre a influência da banda na música eletrônica como um todo e música dançante, em particular?

Bem, no início, com Vince Clarke, a música dançante é exatamente o que eu queria fazer. Eu tive um pequeno grupo de amigos, uma guangue, com quem ia a Londres,  para clubes que iam da cena punk em diante. E Vince foi muito inteligente comigo a bordo, porque eu estava como o chamado "na multidão", em Londres e em Essex, no momento em que eu crescia. Nós sempre pegamos o comboio para esses pequenos clubes exclusivos em Londres, onde estaria tocando Kraftwerk e Berlim era Bowie. Mas eu tinha muitos amigos em todos os lugares, e Vince percebeu isso. Naturalmente, quando Depeche Mode começou, meus amigos sempre apareciam. Tinha sempre uma turna de cerca de 50 pessoas que sempre aparecia. E nós queríamos fazer a música que ouviamos em clubes onde dançavamos, sabe? Nós queríamos fazer a música que os nossos amigos pudessem dançar e que não era discoteca.

Como você relembra sua viagem para Detroit? E qual o papel que os remixes tocados constantemente nós clubes na popularização Depeche Mode em clubes?

Bem, era uma espécie de estranha para nós, para ser honesto. Derrick May era uma espécie moderna na época na cena dance-eletrônica-techno. Tinha sido um sucesso em alguns desses clubes underground em Detroit e em outros lugares. Você sabe, que não foi uma surpresa para nós, porque a cena teve inicio nos EUA em torno de '80 ou '81 e era muito underground. Não tocavam em rádios, tudo era subterrâneo em um ambiente de clubes. Era tudo mistério. Ninguém sabia ou se importava. Havia apenas nossos registros em  12" remixes e versões estendidas, o que fizemos desde o início. Tivemos um   "Mix Schizo"  de "Just Can't Get Enough", por exemplo. E naquela época,  era Giorgio Moroder, ou era algo estranho e profundo na cena de Detroit, Suicide e coisas assim... que era punk e cru, mas não perfeito. Nós não tivemos nenhum  empresário na época, e se alguém nos pedia para estar na TV, e foi que fizemos foi inevitavelmente uma coisa ruim, mas nós, estamos apenas tentando conseguir que nossa musica fosse reconhecida fora da Inglaterra, e fomos muito criticados por tudo isso, nós nunca realmente superamos isso na Inglaterra, é nosso pior mercado dentre todos no mundo e isso é muito estranho.

Mas hoje em dia vocês obtiveram um nome sempre citado como influência por todos os lugares Sasha Frere crítico, afirmou que vocês eram a influência mais significativa britânica sobre música americana. Esse tipo de afirmação e as diversas referências positivas onde o Depeche Mode é citado no mundo todo neutralizam as rejeições passadas pela imprensa musical britânica?

Bem, faz sentido para mim que a imprensa britânica tenha torcido o nariz no começo, porque nos primeiros quatro anos nós simplesmente exageramos com a promoção na Inglaterra. Mas tenha em mente que ainda temos uma sequência muito forte lá. Nós vendemos dois dias no O2 Arena, cada um com capacidade 20 mil pessoas. Em um determinado momento, nós fomos a banda que teve os singles numero um do Top Quarenta. Mas em termos de vendas, uma banda como o Oasis vai vender um milhão e não vamos vender muito.

OK, mas em termos de influência, o Oasis é insignificante em comparação com o Depeche Mode. Isso não se consola você?

Bem, o Oasis são muito Inglês. Eu acho que nós fizemos isso em outros lugares por causa dessa coisa subterrânea que tivemos para nós, que fora do Reino Unido, se construída muito lentamente. Nossos fãs são extremamente leais e só agregam, e agregam sempre, e estão sempre com nós. Alemanha especialmente também tem sido muito importante para nós. Na tour passada, nós tocamos para mais pessoas que todos os que já tocaram lá juntos, todas  juntas já tocamos na Alemanha para mais de três milhões de pessoas. Isso é muito incomum, especialmente para bandas que estão juntos há mais de 30 anos. U2, The Rolling Stones etc... Mas somos diferentes. Nós somos uma banda que é meio estranha. Nós não nós encaixamos em categorias. Nós somos a alternativa. Nós estamos do outro lado. Nós misturamos rock, pop, eletrônica, música dançante e imagens. É uma forma artística que nós criamos, podemos ter remixes feitos da nossa música, que são drasticamente diferente do original. Os Stones não podem fazer isso. Quer dizer, eles podem, mas é provavelmente muito para a esquerda para sua base de fãs. E eles provavelmente não gostariam de fazê-lo também.

Você menciou os seus seguidores na Alemanha, que é conhecida por ser obsessiva no documentário sobre sua base de fãs em todo o mundo Posters Came form the Walls, Daniel Miller financiou o filme, mas de acordo com Jeremy Deller, com quem falamos na última edição, vocês não gostaram sobre como ele retratou vocês. Por quê?

Primeiro de tudo, nenhum desrespeito a Jeremy Deller. Ele fez um documentário muito bom sobre a banda que é muito preciso em termos de como somos importantes para alguns de nossos fãs: em seu crescimento, em suas vidas, em seus seres. Quando as pessoas vêm até mim na rua, não é geralmente como, "Olá! Você é o cara". Pelo contrário, a maioria das pessoas me olham diretamente nos olhos e dizem: "Muito obrigado pela música. Ela realmente me ajudou". "Isso é uma coisa incrível. Mas o que eu senti sobre o filme, eu não posso falar por Martin e Fletch, a coisa toda era muito bajulador, quase a um ponto de ser cômico. E não de uma maneira boa. Não mostrou a diversidade dos nossos fãs é focado em uma área. No entanto, é também por isso que é um documentário muito bom, um filme realmente bom. Eu apenas senti que nos colocaram por trás da bajulação, é como dizer: "Olhe o quão importante somos." Foi apenas a auto-promoção. Que é OK, é o que fazemos. É o que estamos fazendo agora ...

Bem, não só.

Isso é verdade. De qualquer forma, eu tenho que vê-lo novamente. Mas eu já assisti duas vezes. Não foi objetivo o suficiente para mim. Mesmo que bem feito. E o momento foi estranho, muito focado no que era e não o que é hoje.

Vocês deixaram a Mute para lançar Delta Machine, embora a Mute sempre foi uma uma âncora para vocês entre outras coisas, em termos de associação. Por que a mudança de selo?

É meio complicado. Daniel é, sem dúvida, e esta muito envolvido na realização desse registro, com o processo de gravação e muitas das escolhas feitas durante a viagem toda. O que aconteceu foi que na época do Exciter, Daniel, com a nossa bênção, assinou unindo a Mute a EMI, dando o controle para eles. Ele manteve o controle artístico completo, mas antes de nós foram definirmos a gravação de Delta Machine havia rumores sobre EMI. Nós não queremos ser presos no limbo e ter essa coisa presa nos tribunais, porque você ouve sobre essas coisas acontecendo. Agora Daniel ainda é dono dos artistas Mute, mas os registros não são da Mute, ele tentou comprar de volta depois que ele vendeu, sem sucesso. Ele ficou superado e estava muito chateado, o que eu só descobri recentemente. Ele queria ter tudo de volta, mas, basicamente, lhe disse: "Dan, temos que seguir em frente." E nós não queremos ser o eixo central que mantém todos juntos. Tivemos que nos perguntar: "Onde está a Mute? O que é a Mute? Quem está distribuí-la? "Sony veio com a melhor oferta e certificaram que Daniel ainda está em torno de nós, e fomos capazes de ganhar o controle do que estamos fazendo. Mais importante ainda, em 2015, nós vamos ser capazes de obter o controle de nosso catálogo inteiro. Depois  de Delta Machine, nós vamos estar no controle real de tudo. Para nós, Daniel é uma das partes mais importantes do que fazemos. Ele é uma constante e queremos mantê-lo assim.

Em sua recente biografia, Simon Spence descreveu a banda como fornecedores de um blues, sobretudo britânicos eletrônicos, com base no sofrimento e de fundo operário de Basildon ...Isso é verdade.
Mas parece-me que algo em torno de Violator, blues da banda mudou para algo muito mais espiritual e clássica americana, que é especialmente evidente em Delta Machine. Até que ponto as drogas e a toxicodependência continuam a ser o seu principal demônio?

Bem, certamente, a música tornou-se muito Americana. Eramos crianças de uma cidade pequena quando começamos e certamente cada um foi influenciado pelo inferno que viveu. A música era uma forma de sair e ver o mundo e todos nós estávamos com muita vontade de fazer isso. Nós adorávamos viajar, para gravar em Berlim, Espanha, Dinamarca ou em qualquer lugar. As crianças, onde eu cresci não deixaram a cidade, e em uma idade muito jovem, eu estava procurando por algo mais. É provavelmente por isso que as drogas desempenharam um papel tão grande na minha vida. Elas me levaram para um lugar que não estava. Eu estou muito mais confortável com isso agora, isso vem com a idade e experiência de vida. Eu estava conversando com minha esposa sobre isso ontem à noite, porque um amigo nosso passou por algo extremamente traumático cerca de um ano atrás, coisas realmente ruins. Eu estava dizendo a ela que eu realmente não tenho nada a reclamar e todas as coisas que eu achava que eram tão horríveis sobre a vida, na minha perspectiva, agora, não é tão ruim.

Junto com a música, você também começou a sair em uma idade jovem. Quando foi a primeira vez que você tomou heroína e qual foi a experiência?

Na verdade, foi uma espécie de erro, e eu era muito mais jovem, cerca de 18 ou 19 anos de idade. Lembro que foi em um show em Londres, e eu pensei que a heroína era anfetaminas, por isso, tomei um monte e depois fiquei gravemente doente. Eu perdi o show inteiro. Não era algo que eu estava tão interessado e por isso não surgiu novamente até o final da década de oitenta, 88 ou 89. E, mesmo assim, foi esporádico. Mas, na minha experiência, tudo começa com muita cocaína e então alguém diz: "Você deve fumar um pouco disso, ela vai te trazer de volta para baixo." Por alguma razão, quando isso aconteceu, e era como, "Uau, isso realmente funciona para mim." Ao longo dos próximos anos, depois de se mudar para Los Angeles, eu usei essa droga muito. Eu adorei. Foi a primeira coisa que eu senti realmente apaixonado. Viciados são um grupo estranho, estamos sempre à procura de algo para sair de nós mesmos. Estou ciente do fato de que eu geralmente exagerava. Hoje a maneira que eu me entrego no palco, eu tenho que ir 110% e Martin sempre diz que eu sou muito duro comigo mesmo e me diz para relaxar. Meu corpo está ficando mais velho e eu não posso fazer as coisas que eu fiz quando eu tinha 25 anos. Eu não consigo me recuperar tão rapidamente. Tem passado mais de 15 anos desde que eu bebia alguma coisa ou usei algum tipo de droga. Uma vez que você tenha ido para um lugar como aquele, que as drogas te levam, está em sua alma, está em seu espírito. Ela está lá. Eu tive essa experiência. Eu não queria que ninguém, fosse para onde eu fui, mas eu realmente senti naquela idade que eu poderia lidar com isso. Eu poderia levá-la ou deixá-la. As pessoas sempre me avisavam para não tomar mais do que alguns dias, e eu acho que eu deveria ter escutado. Especialmente quando me mudei para Los Angeles no momento em que era uma droga muito na moda. A cena da música e de Hollywood, ou devo dizer a "mais escura" cena de Hollywood, apenas me encaixei. 

Você ainda se considera um viciado em recuperação?

Essa é uma boa pergunta. Eu gosto de ir às reuniões. Eu não tenho ido a muitas mais, mas tenho muitos amigos que estão em ativa recuperação com  quem eu posso conversar.

O título faz referência mistura do álbum de blues e tecnologia. Você já percebeu uma mudança no som do Depeche Mode, com a introdução de novas tecnologias e ferramentas de produção digitais? O vídeo em estúdio para "Angel" certamente mostra que vocês mais no meio da folia equipamentos analógicos.

Eu diria que o som do álbum é muito influenciado por sintetizadores modulares, e há, na verdade, muito pouco uso de plug-ins. Nosso produtor Ben Hillier entrevistou todos os tipos de músicos para trabalhar neste disco, e todos disseram: "Oh, sim, nós sabemos eletrônica." Mas o que quis dizer foi que eles sabiam como se programa softwares e as coisas no computador. Eles não sabiam realmente como usar o enorme modular, sistemas de hardware-ARP e tudo o mais. A coisa é que, na verdade, Martin recolhe esse material e tem salas inteiras cheias de modulares set-ups, então fizemos um pouco de experimentação. Por exemplo, Martin poderia vir com um riff de guitarra, mas vamos enviá-lo através de um ARP 2600 e conseguir algo muito diferente no final. Estávamos constantemente a nos perguntar como poderíamos fazer um registro eletrônico e não ser amarrado por quantização. Com material modular você obtém um som do jeito que você quer... Há coisas que estão sempre mudando e assim muitos parâmetros a ser ajustado. A imprevisibilidade é emocionante.

Utilizando sintetizador modular para fazer canções pop em vez de eletrônicos experimentais é uma coisa muito Depeche Mode de fazer.

Você tem que ser extremamente paciente para trabalhar essas coisas e Martin realmente sabe como fazê-lo. Havia dias em que eu iria ficar entediado fora da minha mente, confie em mim. Nós tivemos no estúdio, no centro de Santa Barbara. Martin estava lá brincar e depois de horas de patch eu pensava algo como, "Eu vou cantar hoje?" Tudo que você ouvia era sons de sintetizador "Christoffer Berg e Martin eram apenas um casal perfeito, andando o dia todo, a colocar ou remover essas máquinas gigantes com cabos ao redor de seus pescoços. Eu tenho um monte de fotos.

Depeche Mode sempre teve uma reputação de ser futuristas sonoros, enquanto que a composição sempre foi muito clássica e Delta Machine?

Martin é um futurista. Eu não sou. E é por isso que ele funciona. Eu sou o único que está sempre tentando trazer esse elemento realmente humano. Canções de Martin, são escritas em um formato mais "regular", se você quiser. As demos são geralmente muito mais quentes. Quando eu ouvi pela primeira vez as de Delta Machine na casa dele, o que me impressionou é que era muiti eletrônico e ele usou um monte de plug-ins para fazer as demos. Ele não me fez sentir mudado ou transferido. Apenas soou progressiva, como com "Angel" ou "Welcome to My World". Foi tudo muito visual. Eu podia me ver no palco cantando essas músicas. É onde eu vou quando escrevo. Martin faz isso de forma diferente. No final do álbum, depois que trabalhamos em "Lie Long Time" juntos, Martin me perguntou: "Você estaria interessado em me enviar coisas para escrever? Ele escreve e trabalha de maneira didática e concentrada." 
"Eu posso sentar e trabalhar canções e acordes, mas eu prefiro idéias saltam para fora sem prever. Eu acho que foi a maneira de Martin de complementar-me eu sou um bom compositor agora. Que, e depois de dez anos, ele sente como estamos no mesmo nível de pensamento."

Houve momentos difíceis ou desconfortáveis quando ​​colaborou ou conheceu outros artistas fora do Depeche Mode? E sobre o espírito competitivo na banda?

Como compositor Eu sempre ouvi coisas que me perguntava: "Por que não eu escrevo isso?" Houve momentos em que conhecer pessoas é como, "Eu sei quem é você. Eu sei onde você quer chegar. Eu sei quem é a pessoa que escreve a música". "Eu acho que é definitivamente uma competição saudável com Martin desde que eu comecei a escrever, não porque eu era melhor compositor, mas porque eu estava pulando em seu território. Isso realmente mudou. Agora eu posso sentir uma admiração mútua. Eu realmente passei a respeitar o trabalho incrível de Martin e disciplina. Canções como "Heaven" é o que tem me animado em fazer este álbum.

O vídeo de "Heaven" me pareceu uma confissão explícita de identidade gótica do Depeche Mode.

É onde eu moro! Nas sombras e na escuridão é onde eu encontro todas as minhas idéias de redenção, conhecer e entender. Através da escuridão você encontrará a luz. Música faz isso, sabe? Todas as coisas que eu tinha medo e tentava escapar no final dos anos oitenta, que é um constante ruído que pode escapar para as canções que escrevo. E que costumava ser apenas através de drogas. Você não pode pensar em seu caminho para fazer a coisa certa. Você tem que agir em seu caminho. Sentado no meu sofá ficando alto, não ia mudar o meu espírito. Mas escrever músicas fez mudar meu espírito.

Nota do bloqueiro: Amigos, peço desculpas pelos possíveis erros na tradução mas a essência esta ai. Original em inglês.

Fonte: Eletronic Beats

0 comentários :